O que nossas escolas deveriam ensinar
Por que nossas escolas não ensinam coisas como economia, economia doméstica, direitos cívicos, primeiros socorros e coisas úteis ao dia a dia ?
Acho que isto se deve a uma sobrevalorização do conhecimento tradicional, embora se diga que há inovação. A ‘inovação’ alegada pelos pedagogos se refere à pretensos métodos de ensino, mas que não funcionam na maioria das vezes. Quanto à mudança curricular efetiva, ela dependeria de duas condições essenciais:
1. Conhecimento e estudo que não se adquire nos engessados cursos de licenciatura nas universidades, isto é, dependeria de comissões de estudos descentralizadas pelo país, em cada secretaria de ensino municipal;
2. Redução dos poderes do MEC em planejar estruturas curriculares para cada disciplina e ano para um país inteiro. As experiências têm que ser testadas em realidades locais, com diferenças significativas que irão surgir de acordo com a demanda local mantendo núcleos comuns que não mudam de acordo com a localidade ou região, como matemática ou português.
Mudar isso não vem só de “cima para baixo”, já dá para fazer muita coisa sem afrontar programas nacionais, com introdução de conteúdo extra ou adaptação dos já existentes e, aos poucos, dependendo dos resultados positivos demonstrar como estão indo em seminários e congressos de educação, na defesa de teses etc. procurando afrontar o establishment educacional, mas de dentro dele.
Se eu passar a criticar só de fora, como comentarista, jornalista, pensador livre não terei o respaldo necessário, a própria academia tem que ser tomada, isto é, infiltrada por pessoas que divergem das opiniões sedimentadas após décadas de pensamento único (que eles dizem não ter).
Anselmo Heidrich
15 jan. 2020